quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE MEDIA E DESPORTO

22-23 de Janeiro de 2009

Universidade Católica Portuguesa

Nas últimas décadas, e em especial nos anos mais recentes, o desporto ocupa uma atenção crescente nos media e na opinião pública. Equipas, jogadores, vitórias, desafios na televisão, bandeiras e claques são alguns dos temas mais discutidos diariamente.

No próprio campo dos media, há fortes investimentos em publicidade e em meios, como canais televisivos específicos de desporto e programas de grande audiência. As principais marcas empresariais patrocinam eventos desportivos nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, em torno do desporto cria-se uma linguagem própria, que os cientistas sociais analisam.

Com base nas análises recentes da linguagem desportiva nos ângulos da semiótica, da linguística e da sociologia, a conferência procura responder a temas como Desporto, Media e Poder, Media Desportivos e Ficção, e Desporto e Globalização.

Para procurar compreender essa enorme actividade que é o desporto, a Universidade Católica Portuguesa, através do seu Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, vai promover uma Conferência Internacional de Media e Desporto, a realizar nos dias 22 e 23 de Janeiro de 2009. Ou seja, procura dar resposta às representações polifónicas nos media e fazer uma reflexão da linguagem desportiva em todo o mundo.

A Conferência plenária inaugural cabe a Joachim Born (Universidade de Giessen), com o título Desporto, Media e Línguas que não o Inglês num mundo globalizado – oportunidade ou perigo? Seguem-se Jürgen Schmidt-Radefeldt (Universidade de Rostock, O Desporto nos Media para Jovens), Eduardo Cintra Torres (Universidade Católica Portuguesa, Nova Quadratura do Círculo: Futebol, Religião, Sociedade e Televisão), Martin Döring/ Dietmar Osthus (Universidade de Hamburgo/Universidade de Essen, Allez OM! Allez Tapie? The Politics of Football in Southern France).

No primeiro dia à tarde, iremos ouvir Luís Araújo (Universidade de Lisboa, Práticas Desportivas no Egipto), Rahul Kumar (ICS, Da Bancada aos Sofás – Futebol e os Media no século XX Português), Ana Jorge (Universidade Nova de Lisboa, Sports outside sport section: sport stars/celebrities and fans), Angélica Varandas (Universidade de Lisboa, Os Jogos no Mundo Celta).

No dia 23, a conferência plenária compete a Richard Giulianotti (Universidade de Durham, Sports Media and Globalisation: Mapping the Historical, Political, Economic amd Cultural Dimensions). Seguem-se Maria Clotilde Almeida (Universidade de Lisboa, On “fruit-forbidden” Blending in Sports Newspapers), Loic Pedras (Manager de Atletas Olímpicos, Marketing and Communication in TOP Athletes Manegement. A strategic “know how” for the Beijing Olympic Games).

Da parte da tarde do dia 23, falarão Bernd Sieberg ( Universidade de Lisboa, Linguagem da Proximidade nos Blogues Portugueses sobre Futebol), Augusto Soares da Silva (Universidade Católica – Braga, Termos de futebol em Portugal e no Brasil: convergência ou divergência?), Paula Órfão (Instituto Politécnico de Leiria, Frequent and not so Frequent Metaphors in the Portuguese Sports Newspaper “A Bola”), Ana Santos (Universidade Técnica de Lisboa, The Cycling Tour of Portugal Maps: Territory, Nation and Culture) e Alexandre Rodrigues (Portugal Telecom, A importância do desporto no desenvolvimento dos jogos digitais).

Para conclusão dos trabalhos da conferência, haverá uma mesa-redonda com a participação de Rui Santos, Fernando Seara e Eduardo Cintra Torres (A mediatização do futebol), com moderação de Rita Figueiras (Universidade Católica).

Sem comentários:

 
Horse Racing
Horse Racing